29.5.16

Hambúrgeres de beterraba no forno [vegan]

Gosto de desmistificar a ideia de que sai mais caro comer bem mostrando que, com meia dúzia de ingredientes, podemos fazer refeições saudáveis e económicas. Com base nestes princípios, hoje trago uma receita muito simples de hambúrgueres de beterraba. A parte mais curiosa? Ficaram bem melhores no dia seguinte, tornando-os numa excelente opção para quem leva almoço para o trabalho [ver notas da formiga].


HAMBÚRGUERES DE BETERRABA NO FORNO [VEGAN]
[Rende 6 unidades]


Ingredientes:
- 30g aveia
- 200g beterraba cozida
- 100g cebola roxa
- 100g grão cozido
- 10g coentros ou salsa
- Sal e pimenta q.b.
- Noz moscada q.b. [opcional]

Preparação:
1. Coloque a aveia no copo limpo e seco e pulverize 10 seg/ vel. 10
2. Adicione os restantes ingredientes e triture 5 seg/ vel. 5. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou nas paredes do copo e triture mais 5 seg/ vel. 5
3. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher, faça 6 montinhos e espalme no formato de hambúrgueres. Deixe repousar cerca de 30 minutos.


4. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 a 25 minutos.



NOTAS DA FORMIGA:

- Quando retirei o tabuleiro do forno, reparei que os hambúrgueres estavam com uma consistência cremosa no interior dando a sensação de terem ficado mal cozinhados [o que não era o caso]. Isto aconteceu porque a beterraba liberta algum líquido quando é triturada e por esse motivo os hambúrgueres ficaram com uma textura melhor depois de secarem.

- Há uns meses publiquei uma receita semelhante de hambúrgueres de grão que, até à data, continuam a ser os hambúrgueres mais rápidos de sempre! É só triturar os ingredientes, moldar e passar na frigideira.

Sem comentários:

Enviar um comentário