3.4.16

Tomadas de consciência - o açúcar do café


Há já algum tempo que tenho consciência que o açúcar refinado é um pequeno veneno e, apesar de não ser fundamentalista e de continuar a comer de tudo um pouco, evito os produtos onde sei que ele está presente nas mais variadas formas: dextrose, frutose, glicose e por aí fora... É um longo caminho o da mudança de hábitos, especialmente no que diz respeito ao açúcar.

De há uns meses para cá, tenho vindo a verbalizar que uma das coisas que gostava de mudar é o açúcar do café. Infelizmente, ainda não disponibilizam nos cafés versões mais saudáveis destes pacotinhos e, como já tentei beber sem açúcar e não consigo, por falta de alternativa, é o que tenho continuado a consumir [embora confesse que me custa cada vez mais].

Mas há momentos em que as tomadas de consciência chegam através de números. Acabei de ler este artigo e partilho convosco o parágrafo que me deu que pensar:


"Hoje encontramos açúcar em tudo, desde a pasta de dentes aos molhos de tomate empacotados e processados. Para termos uma ideia do aumento drástico no nosso consumo de açúcar, em 1822 uma pessoa média consumia 2,9 kg por ano, ao passo que em 1999 uma pessoa média consumia 48,8 kg de açúcar, em 2005 um estudo publicado no WebMD revelou que em média 70 kg de açúcar eram consumidos anualmente. Este consumo exponencial levou a Organização Mundial de Saúde a aconselhar o consumo máximo de 18 kg de açúcar por ano."


Numa primeira impressão, achei este número um pouco exagerado. 50 a 70 Kg de açúcar por ano, por pessoa? Como é que é possível?

Decidi fazer umas contas muito rapidamente, considerando apenas os dois cafés que bebo por dia e sabendo que um pacote de açúcar pesa cerca de 7g:

7g x 2 cafés diários = 14g

14g x 30 dias = 420g

420g/mês x 12 meses = 5,04 Kg por ano [só em cafés]!!!

WOW!

Isto não é a brincar...

3 comentários:

  1. Bem, não me passava pela cabeça esses números da quantidade de açúcar consumida por uma pessoa num ano.
    Quanto adoçar o café, porque não experimenta adoçar com stevia. É um adoçante natural saudável, com 0 calorias. Fica a dica.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia.
      Nem todos os adoçantes à base de stevia são saudáveis, é muito importante ler os rótulos. Existe a stevia pura, essa sim é benéfica, e existem versões combinadas com outros adoçantes que, regra geral, são os que encontramos à venda no supermercado.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Caramba... fazendo as contas fica assustador!!

    Um beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar