13.4.16

Hummus

O hummus [ou húmus] é uma das receitas mais fáceis de sempre. Para além de saudável, é muito rico a nível nutricional e extremamente versátil. Trata-se de uma pasta à base de grão-de-bico com inúmeras utilizações: pode ser servido como aperitivo, acompanhamento de refeições, para enriquecer saladas ou simplesmente barrado numa tosta.
É ainda uma excelente receita para o aproveitamento da polpa resultante dos leites vegetais. Basta adicioná-la aos restantes ingredientes antes de triturar, o que irá enriquecer o seu hummus.

A partir da versão clássica, podemos fazer outras receitas com ingredientes tão variados como beterraba, cenoura ou pimento. Sugiro que experimentem primeiro a versão base e que se aventurem posteriormente noutros sabores.


HUMMUS


Ingredientes:
- 400g grão cozido - ver "Notas da Formiga"
- 60g azeite
- Sumo de meio limão
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de tahine [pasta de sésamo]
- 1/2 colher de chá de cominhos em pó
- Sal e pimenta preta q.b.
- 3 colheres de sopa de água - opcional, caso prefira o hummus mais cremoso

Preparação:
1. Coloque no copo todos os ingredientes e triture 20 seg/ vel. 7. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou nas paredes do copo e triture mais 30 seg/ vel. 7 [até formar uma pasta homogénea].


Validade: no frigorífico, até uma semana


Sugestão de apresentação: Sirva regado com um fio de azeite e polvilhado com salsa ou coentros picados ou mesmo pimentão doce.


NOTAS DA FORMIGA:

Como cozer grão-de-bico na Bimby?
1. Demolhe o grão durante cerca de 12 horas [ou de um dia para o outro]. No fim do tempo, descarte a água da demolha e lave-o em água corrente.
2. Coloque o grão no cesto, 1200g de água no copo e programe 40 min/ 100º/ vel. 4

- Tenha em atenção que ao demolhar o grão ele duplicará de volume, pelo que necessitará de aproximadamente de 200g de grão seco para 400g de grão cozido.

2 comentários:

  1. Nunca experimentei mas adoro grão. Tenho de o fazer.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar