7.3.16

Pão de abóbora - experiências

Já tinha publicado anteriormente a receita do pão de abóbora e, tal como referi na altura, uma vez que o resultado ficou muito aproximado do pão de leite [tanto a nível de sabor como de textura], da próxima vez que o fizesse iria experimentar num formato semelhante.

Este fim-de-semana aproveitei para repetir a receita e, uma vez que a massa rende bastante, aventurei-me em três versões diferentes: fiz quatro bolinhas de 100g cada e dividi a restante quantidade por mais dois pães; uma espiga, tal como na receita original, e outro pão num formato torcido [o que saiu na altura enquanto brincava com a massa]. 

O resultado foi um sucesso em todos os formatos! De sabor estavam óptimos e a espiga ficou muito mais perfeitinha do que na primeira tentativa.


PÃO DE ABÓBORA


Ingredientes:
- 90g água
- 400g abóbora, cortada em pedaços
- 75g leite - usei leite vegetal Alpro soja
- 1 saqueta de Fermipan
- 1 ovo
- 40g manteiga à temperatura ambiente
- 60g açúcar - substituí por rapadura integral
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó (opcional) - não utilizei
- 1/2 colher de chá de cardamomo em pó (opcional) - não utilizei
- 550g farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
- 1 colher de chá de sal
- 1 gema de ovo para pincelar

Preparação:
1. Coloque no copo 40g de água e a abóbora e coza 15 min/ 100º/ vel. 1
2. De seguida triture 10 seg/ vel. 7. Retire e reserve.
3. Coloque no copo 50g água, o leite e o fermento e aqueça 1 min/ 37º/ vel. 1
4. Adicione 150g do puré de abóbora reservado, o ovo, a manteiga, o açúcar, o gengibre e o cardamomo (opcionais) e misture 15 seg/ vel. 5
5. Adicione a farinha e o sal e amasse 1 min 30 seg/ vel. espiga, envolvendo com a espátula através do bocal da tampa. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 50 minutos ou até a massa dobrar de volume.
6. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e polvilhe com farinha. Molde a massa no formato pretendido [caso pretenda fazer a espiga, poderá ver as instruções aqui].
7. Deixe levedar cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume. Pincele com a gema e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos ou até dourar.



NOTA DA FORMIGA: 

Segredos para fazer um bom pão 

- Deixar a massa a levedar num local morno e sem correntes de ar [por exemplo, dentro do forno desligado] e colocar película aderente a tapar o recipiente, de forma a evitar que a massa seque e forme uma "crosta".

- Assim que ligar o forno, coloque um recipiente com água quente no seu interior e mantenha-o até ao final da cozedura. Desta forma, irá criar humidade no forno, necessária para manter o pão macio mesmo depois de arrefecer.




Sem comentários:

Enviar um comentário