31.3.16

Pãezinhos fofos

Longe de ser a receita de pão mais bonita que já fiz, aproveitei a oportunidade para partilhar convosco este exemplo de que nem sempre corre tudo bem por estes lados.
Esta receita [do livro "Bimby - Dicas, Truques e etc."] apesar de ter ficado óptima de sabor, deveria ter outro aspecto mais perfeitinho. E o que correu mal?, perguntam vocês.

Sempre que deixo as massas a levedar, tapo-as com película aderente para evitar que sequem e criem uma crosta. Acontece que esta massa cola mais do que o habitual e, embora já tivesse passado pelo mesmo no primeiro momento em que foi a levedar, na segunda levedação a película voltou a colar.
Problema: na levedação final os pães já estão moldados no formato em que vão ao forno e não se volta a mexer na massa... Ou seja, quando tentei tirar a película estava tudo colado e, conforme puxei, a massa veio atrás. Em vez de continuarem uns pães redondinhos e bonitos, ficaram achatados e cheios de imperfeições. A sorte é que foi só mesmo a parte estética que ficou afectada, de sabor estavam uma maravilha!

Aviso já que não são propriamente os pães mais saudáveis [esta receita leva natas e açúcar]. É só mesmo para fazer de vez em quando.


PÃEZINHOS FOFOS
[Rende 16 unidades]


Ingredientes:
- 150g leite, mais q.b. para pincelar - usei Alpro soja
- 100g natas
- 50g açúcar
- 25g fermento padeiro fresco - substituí por 2 colheres de chá de Fermipan
- 400g farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
- 100g farinha tipo 55
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos

Preparação:
1. Coloque no copo o leite, as natas, o açúcar e o fermento e aqueça 2 min/ vel. espiga
2. Adicione as farinhas, o sal e os ovos e amasse 3 min/ vel. espiga. Retire para um recipiente polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 40 minutos ou até a massa dobrar de volume.
3. Numa superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes, molde pequenas bolas, coloque num tabuleiro com aproximadamente 30x30 cm forrado com papel vegetal e pincele com leite. Deixe levedar cerca de 30 minutos.
4. Leve ao forno pré-aquecido a 180° cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.


NOTAS DA FORMIGA:
- Assim que ligar o forno, coloque no fundo um recipiente com água previamente fervida e mantenha-o até ao final da cozedura.

Sem comentários:

Enviar um comentário