28.3.16

Massa de brioche

Sou da opinião que a cozinha é um excelente local para trabalharmos a criatividade e se há coisa que me dá gozo é fazer experiências com massas lêvedas. Gosto de lhes dar diferentes formatos e da expectativa de ver o resultado quando saem do forno.

Esta Páscoa não me apeteceu fazer o típico folar, estava antes com vontade de inventar algo com massa de brioche. Escolhi esta receita e com cerca de 250g de massa saiu uma espécie de mini folar sem o tradicional ovo no meio e com a restante fiz pães; uns simples, outros com pepitas de chocolate e ainda uns açucarados.


MASSA DE BRIOCHE


Ingredientes para a massa fermento:
- 100g farinha (tipo 55)
- 30g fermento fresco ou 11g fermento seco - usei uma saqueta de Fermipan
- 60g leite - usei Alpro soja

Ingredientes para a 2ª massa:
- 500g farinha (tipo 55)
- 100g açúcar
- 100g margarina à temperatura ambiente - usei manteiga dos Açores
- 40g leite - usei Alpro soja
- 130g água
- Baunilha q.b.
- 10g licor (a gosto, tipo anis) - não coloquei

Preparação da massa fermento:
1. Coloque no copo todos os ingredientes e programe 2 min/ vel. espiga. Irá fazer uma massa de fermento. Retire e reserve durante cerca de 10 minutos ou até duplicar o tamanho.

Preparação da 2ª massa:
2. Coloque no copo todos os ingredientes para esta massa e programe 3 min/ vel. espiga. Verifique se a massa descola das paredes do copo. Se estiver bem ligada e a descolar, junte a massa fermento reservada e programe mais 3 min/ vel. espiga.
3. Retire a massa para um tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
4. Molde a massa no formato pretendido e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe levedar cerca de 30 minutos.
5. Pré-aqueça o forno a 180º. Pincele os pães com ovo batido, borrife com água e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos [dependendo do formato dos pães].



DICAS DA FORMIGA:
Como já referi noutras receitas de massas, existem alguns truques para que os pães permaneçam fofos mesmo depois de arrefecerem. 
- É fundamental que a massa fique a levedar num local morno e sem correntes de ar.
- Assim que ligo o forno, coloco um recipiente no fundo e adiciono água previamente fervida no jarro, para criar humidade no seu interior [manter o recipiente até ao final da cozedura].
- Antes de colocar os pães no forno, borrifo-os com água.

Sem comentários:

Enviar um comentário