19.2.16

Pão milagre

Gosto de fazer pão em casa mas confesso que nem sempre tenho tempo ou paciência para o deixar a levedar. Normalmente até é necessário levedar por duas vezes, o que aumenta consideravelmente o tempo da receita. No entanto, como é um passo fundamental para obtermos um bom resultado, é impossível não respeitar essas indicações.

Mas e se lhe disser que o pão milagre não precisa de levedar? Pois é, este pão é tão fácil que até os menos dotados na cozinha conseguirão fazer num abrir e fechar de olhos! Não dá trabalho nenhum.

Idealmente, o pão que consumimos deveria ter apenas os ingredientes base: farinha, água, sal e fermento. Mas, quando olhamos para as etiquetas do pão embalado, mesmo aqueles que se apresentam como alternativas saudáveis, estão cheios de aditivos prejudiciais à saúde [não é à toa que duram uma semana ou mais num saco].
É por isso que cada vez mais sou apologista de comprar menos já feito e fazer mais em casa. Neste caso, mesmo sendo um pão branco, sabemos exactamente o que estamos a consumir.


PÃO MILAGRE



Ingredientes:
- 175g água
- 20g azeite
- 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco ou 15g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher de chá de sal
- 310g farinha de trigo

Preparação:
1. Coloque no copo a água, o azeite e o fermento e programar 2 min /37º/ vel. 2 
2. Acrescente a farinha e o sal, misture 10 seg/ vel. 6 e amasse 2 min/ vel. espiga
3. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e dar-lhe uma forma arredondada. Pincelar com azeite e polvilhar com farinha. Colocar dentro de um pyrex, levemente untado com azeite, dar uns cortes rápidos com uma faca, e colocar a tampa do pyrex.
4. Levar ao forno a 220° sem pré-aquecimento durante 40 minutos.

Assim que arrefece, gosto de fatiar o pão para congelar. Desta forma, torna-se mais prático e evito desperdícios.




NOTAS DA FORMIGA:
- Na receita original é pedido que se coza o pão num recipiente com tampa próprio para ir ao forno. Como não tinha, coloquei a massa num pyrex pequeno rectangular e fechei bem com papel de alumínio. No fim, retirei o papel e deixei mais 2 minutos no forno só para o pão ficar dourado por cima.
- Receita retirada do blog Dona Bimby.

Sem comentários:

Enviar um comentário