27.1.16

Mini-éclaires

Estes mini-éclaires são muito versáteis pois trata-se de uma massa que combina com doces e salgados. Poderá aproveitar esta ideia para acompanhar um chá ou mesmo para surpreender a família e os amigos num almoço ou jantar - como entrada em versão salgada ou numa doce sobremesa. Inspire-se e invente!

Devido aos tempos de repouso e de cozedura, esta receita requer cerca de 1h30m por isso recomendo que a faça apenas quando tiver tempo. Quando vir o resultado, tenho a certeza que se vai sentir como um verdadeiro mestre de pastelaria!


MINI-ÉCLAIRES
[Rende cerca de 15 miniaturas]



Ingredientes:
- 80g farinha tipo 65
- 120g água
- 50g manteiga
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 pitada de açúcar
- 2 ovos médios

Preparação:
1. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.
2. Coloque no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar e aqueça 4 min/ 100º/ vel. 1
3. Adicione a farinha de uma só vez e misture 15 seg/ vel. 4. Retire o copo da base e deixe arrefecer cerca de 20 minutos.
4. Coloque num recipiente os ovos, bata com a ajuda de um garfo e reserve.
5. De seguida bata 30 seg/ vel. 4 e adicione através do bocal da tampa os ovos batidos. Retire a massa para um saco de pasteleiro e deixe repousar cerca de 30 minutos.
6. Pré-aqueça o forno a 180º
7. Num tabuleiro forrado com papel vegetal faça, com a ajuda de um saco de pasteleiro, tiras com aproximadamente 8 cm de comprimento, deixando um espaço de 4 cm entre as tiras.
8. Reduza a temperatura do forno para 160º e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar. Desligue o forno e mantenha o tabuleiro no seu interior, deixando arrefecer cerca de 15 minutos com a porta entreaberta. No fim do tempo, retire os éclaires e deixe arrefecer.
9. Com a ajuda de uma faca, corte os éclaires ao meio e recheie a gosto.



Sugestões para o recheio: compota, chocolate, manteiga, patê. 

Sem comentários:

Enviar um comentário