12.1.16

Granola caseira

Tal como referi no último post de 2015, este ano vou trazer ao blog mais receitas saudáveis, demonstrando que uma alimentação equilibrada não tem de ser necessariamente aborrecida.
Hoje chegou a vez da granola, uma opção cada vez mais apreciada para os pequenos almoços mas nem sempre económica.

Embora já exista alguma oferta, é importante sabermos exactamente o que estamos comprar. Se lermos os rótulos com atenção, algumas granolas contêm adição de açúcares e outras, mais saudáveis, são bastante dispendiosas para consumirmos diariamente. Outro inconveniente é o facto de poderem ter ingredientes que não apreciamos [no meu caso, que não sou fã de coco, deparo-me frequentemente com ele nas versões de compra].

Felizmente, é muito fácil fazer granola caseira e temos inúmeras vantagens se formos nós a prepará-la: podemos colocar apenas os nossos ingredientes preferidos ou de acordo com a nossa dieta alimentar, sabemos exactamente o que estamos a consumir e podemos variar os sabores de cada vez que fazemos. Esta receita serve para isso mesmo: adaptar e variar.


GRANOLA
[Rende um pouco mais de 500g]


Ingredientes:
- 400g flocos de aveia integrais
- 70g sementes (sésamo, girassol, abóbora... ou uma mistura de várias)
- 70g frutos secos (amêndoa com pele, avelã, pistácio, miolo de noz... ou uma mistura de vários)
- 50g flocos de coco ou coco ralado (opcional)
- 50g mel
- 40g azeite ou óleo de coco
- 1 colher de sopa de canela (opcional)

Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a cerca de 150º.
2. Coloque os flocos de aveia numa taça grande. Reserve.
3. Coloque no copo o mel e o azeite e aqueça 2 min/ 100º/ vel. 1.
Método tradicional: coloque o mel e o azeite numa frigideira e leve a lume médio, mexendo sempre, até criar uma mistura homogénea.
Retire e envolva com os flocos de aveia.
4. Com a ajuda da espátula, adicione aos flocos as sementes, os frutos secos e o coco (opcional).
5. Coloque a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos (ou até dourar), mexendo várias vezes para evitar que queime.
6. Retire do forno e deixe arrefecer. Guarde num recipiente hermético.



NOTA DA FORMIGA:
- Poderá enriquecer a granola adicionando no final (passo 6) bagas de goji, pepitas de chocolate negro, passas, fruta desidratada ou outros ingredientes semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário