14.1.16

Empadão de frango

O empadão é, provavelmente, das receitas mais versáteis já que é possível fazer diferentes versões com quase tudo. Puré ou arroz, vários tipos de carne ou peixe e até opções vegetarianas... São muitas as hipóteses, tantas quantas a imaginação permitir. Pode ser também uma forma de dar nova vida a algumas sobras que andam pelo frigorífico.

Neste caso, trata-se de um empadão económico de peito de frango, muito fácil e saboroso. Pode ser também uma sugestão para famílias mais pequenas que fazem jantar a contar com a marmita do dia seguinte.


EMPADÃO DE FRANGO
[Para 4 pessoas]


Ingredientes para o recheio:
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 100g polpa de tomate
- 30g azeite
- 2 peitos de frango grandes cortados em cubos (aproximadamente 500g)
- 1 folha de louro
- 1 caldo de carne
- 50g vinho branco

Ingredientes para o puré:
- 800g batata cortada aos cubos
- 800g água [TM5: 1000g água]
- 120g leite
- 30g manteiga
- 1/2 colher de chá de sal
- Pimenta e noz moscada q.b.

Preparação do recheio:
1. Coloque no copo a cebola, o alho, o azeite, a polpa de tomate e pique 5 seg/ vel. 5. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parece do copo e refogue 7 min/ Varoma/ vel. 1
2. Adicione a carne, o caldo, o vinho e a folha de louro, envolva com a ajuda da espátula e programe 12 min/ 100º/ colher inversa/ vel. colher.
3. No fim do tempo, retire a folha de louro e desfie 3 seg/ colher inversa/ vel. 4. Retire e reserve num pyrex.


Preparação do puré:
4. Coloque no copo a água, o cesto com as batatas e programe 30 min/ 100º/ vel. 4
5. Pré-aqueça o forno a 180º
6. Retire o cesto com a ajuda da espátula e deite fora a água da cozedura. Coloque no copo a batata, o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada e programe 2 min/ 90º/ vel. 2
7. Adicione a manteiga e triture 40 seg/ vel. 4. Distribua o puré por cima do recheio e pincele com gema de ovo. Decore a gosto com a ajuda de um garfo e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário