28.1.16

Caril de grão e abóbora

A falta de planeamento das refeições é um dos principais factores que nos levam a ter uma alimentação menos correcta. Quando a fome aperta, acabamos por comer/fazer o que é mais rápido ou ir aos sítios que estão fisicamente mais perto de nós, conduzindo-nos muitas vezes a escolhas menos saudáveis. Por esse motivo, este ano tenho tentado ao máximo programar tudo com antecedência.

Ontem, depois de quase um mês sem computador [o mesmo que dizer a minha fonte de rendimento], tive finalmente o meu iMac de volta! Para compensar o tempo perdido, embrenhei-me no trabalho em atraso e, perto da hora do almoço, lembrei-me que não tinha nada preparado para esta refeição. Trabalhar em casa tem muitas vantagens mas também alguns contras, um deles é a gestão do tempo.
Apeteceu-me improvisar um prato quente e reconfortante para enfrentar mais um dia cinzento e frio. Costumo ter sempre em casa frascos com feijão ou grão cozido, pois permitem preparar uma refeição rápida e nutritiva quando os dias são passados a correr. E, como ainda tinha metade de uma abóbora oferecida pela minha querida Isabel, foi a combinação perfeita!

Saiu um caril muito simples, com o que tinha em casa no momento, ao estilo fast food saudável. Foi tudo tão rápido que até a fotografia foi tirada a correr!


CARIL DE GRÃO E ABÓBORA
[Para 4 pessoas]


Ingredientes
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 30g azeite
- 2 colheres de sopa de caril
- 1 colher de chá de gengibre
- 1 colher de chá de cominhos
- 150g tomate pelado ou polpa de tomate
- 200g água [se preferir, poderá utilizar leite de coco]
- 50g vinho branco
- 200g abóbora cortada em cubos pequenos
- 1 lata grande de grão cozido
- Sal q.b.

Preparação
1. Coloque no copo a cebola, o alho, o azeite, o caril, o gengibre e os cominhos, pique 5 seg/ vel. 5 e refogue 5 min/ Varoma/ vel. 1
2. Junte o tomate e programe 5 min/ 100º/ vel.1
3. Adicione a abóbora e programe 10 min/ 100º/ colher inversa/ vel. colher
4. Adicione a água, o vinho branco e o grão, tempere com um pouco de sal e programe 10 min/ 100º/ colher inversa/ vel. colher.

Sirva com arroz branco.

3 comentários:

  1. Donde veio essa (abóbora) há mais ... ;)

    Segredo para um caril extra perfeito: adicionar maçã...schiuu , não contes a ninguém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta abóbora é óptima!! Por acaso não tinha maçã mas fica registado ;) obrigada pela dica!

      Eliminar