23.11.15

Tarte de abóbora e tofu fumado

Depois de uma semana complicada com o que tudo indicou ser uma gastroenterite, apetecia-me "comida de gente" em vez das sopas, torradas e chá que andava a comer há 5 dias.
Um dos alimentos recomendados para esta fase de recuperação foi a abóbora, por isso lembrei-me de uma tarte de abóbora e tofu fumado [receita da Isabel] publicada no blog "Dias de uma Princesa". Como tinha uma abóbora hokaido* em casa, pareceu-me uma excelente ideia!


TARTE DE ABÓBORA E TOFU FUMADO


Ingredientes para a massa:
- 200g de farinha de espelta
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1/2 chávena de água
- 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:
- 500g de abóbora
- 2 ovos
- 100ml de natas (soja ou aveia)
- 50g de queijo ralado (sugestão: parmesão)
- 100g de tofu fumado (cortado em tiras finas)
- oregãos, sal e pimenta, q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º
1. Lavar a abóbora, retirar as sementes e as pontas e cortar em pedaços. Colocar num pyrex temperada com sal, pimenta, azeite e oregãos e levar a assar ao forno cerca de 25 minutos.


2. Fazer a massa misturando todos os ingredientes [Bimby: coloque todos os ingredientes no copo e programe 10 seg/ vel. 6]. Formar uma bola e esticar com um rolo da massa. Colocar numa tarteira, picar com um garfo e reservar.
3. Quando a abóbora estiver cozinhada triturar (sem retirar a casca) com os restantes ingredientes (excepto o tofu) 30 seg/ vel. 7, verificar os temperos e colocar na tarteira. 
4. Espalhar o tofu por cima, polvilhar com oregãos e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos


NOTAS DA FORMIGA:
*Para quem não está familiarizado com esta variedade de abóbora - a hokaido - aqui fica a fotografia das que comprei no Continente (biológicas).


Sem comentários:

Enviar um comentário