25.11.15

Marmelada de marmelo vs Marmelada de gamboa

Saiu a última remessa de marmelada deste ano, para acabar com as gamboas que me tinham oferecido. Por isso mesmo, está na hora de fazer a comparação entre esta versão e a tradicional.

Depois de ter conhecido este fruto e de experimentar fazer ambas as versões, confirma-se que a marmelada de gamboa é bem mais doce. Tanto numa como noutra cortei no açúcar [habitualmente, neste género de doces, a proporção é 50-50], mas enquanto que na versão tradicional se notava uma ligeira acidez própria do marmelo, na marmelada de gamboa percebi que esta redução é quase obrigatória, caso contrário ficará enjoativa. No que diz respeito aos tempos de cozedura, fiz exactamente da mesma forma.

Uma coisa é certa: fazer marmelada na Bimby não dá trabalho nenhum e, na minha opinião, fica melhor que a de compra. O único trabalho é descascar a fruta, principalmente se for biológica, pois retirando todos os furinhos, o desperdício ainda é grande.

Depois da experiência, fica a recomendação: para os mais gulosos, façam a marmelada de gamboa. Se preferirem sentir ligeiramente a acidez da fruta, optem pela versão tradicional.



Sem comentários:

Enviar um comentário