13.11.15

Diferença entre marmelos e gamboas


Ontem a minha vizinha ofereceu-me um saco de marmelos que afinal eram gamboas. Não fazia ideia que existiam marmelos e gamboas e, a julgar pela aparência, ia jurar que eram a mesma coisa.
Mas já que a mãe natureza nos proporciona este jogo do "descubra as diferenças", vamos aproveitar para aprender mais qualquer coisa...


O marmelo e a gamboa são da mesma família, embora muita gente não os consiga distinguir. Enquanto que o marmeleiro é praticamente um arbusto selvagem, de fruto ácido e perfumado, o gamboeiro, sendo uma variedade de marmeleiro, tem uma aparência de árvore de fruto. As gamboas costumam ser maiores, mais saborosas e com menor acidez. 

O que eu também não sabia é que por vezes as grandes superfícies vendem gamboa como se fosse marmelo. Segundo consta, para ver a diferença basta cheirar; o marmelo é um fruto perfumado e a gamboa não tem cheiro. Outra característica é que a gamboa tem uma casca mais rugosa e a do marmelo é mais lisa [agora que comparei com a fotografia que tirei aos marmelos que apanhei em Setembro, começo a perceber as diferenças].

[marmelos]

Relativamente às utilizações, a gamboa pode ser consumida crua enquanto que o marmelo deve ser submetido a uma cozedura, sendo o mais habitual transformá-lo em marmelada ou geleia. No entanto podemos fazer marmelada com ambos [que será, inevitavelmente, o passo seguinte].


Sem comentários:

Enviar um comentário