22.11.15

Dealer de sucre

Este é um daqueles casos em que a expressão "uma imagem vale mais que mil palavras" ganha todo um novo significado. Dealerdesucre é uma conta de instagram que se dedica a fotografar alimentos com a respectiva quantidade de açúcar ao lado, representada em cubos de 5g. Na legenda de cada imagem, vem ainda descriminada a quantidade exacta presente em cada produto, como por exemplo, uma lata de Coca Cola de 33cl tem 35g de açúcar. Se tivermos em conta que a dose diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 25 gramas, apenas num refrigerante já ultrapassámos essa quantidade.


Numa época em que as campanhas contra o consumo de açúcar refinado são tema quase diário na imprensa e nas redes sociais, esta poderá ser uma forma mais imediata de alertar a sociedade para os riscos associados a este tipo de alimentos e também para a importância de aprendermos a ler os rótulos. Apesar de hoje em dia já todos termos ouvido que produtos como os refrigerantes, os cereais ou as bolachas têm quantidades de açúcar muito acima do desejável, não há nada como vê-los representados graficamente para termos a verdadeira noção.

45g M&M's = 25g açúcar

100g Oreo Double = 43g açúcar

100g Chocapic = 28,8g açúcar

90g Mikado chocolate de leite = 37g açúcar

Pessoalmente, confesso que uma das imagens que mais me impressionou foi a da Nutella [quem não gosta de Nutella?]. Apesar de não comprar, como apreciadora de chocolate que sou, admito que sabe bem de vez em quando. Mas só de pensar que num frasco de 440g, 249g são açúcar, acredito que o bem que sabe não compensa o mal que faz.


Uma coisa é certa: numa volta rápida por qualquer supermercado, depressa constatamos que a maior parte dos alimentos que se encontram nas prateleiras ao nível dos nossos olhos são os menos benéficos para a saúde. Dito isto, devemos prestar mais atenção ao que compramos, aprender a ler os rótulos e não nos deixarmos influenciar pela publicidade enganosa das marcas. Afinal, a informação é a nossa melhor arma.


NOTA DA FORMIGA:
- Todas as imagens deste post foram retiradas da conta do instagram Dealerdesucre

Sem comentários:

Enviar um comentário