30.5.15

Clafoutis de cerejas (e como descaroçá-las na Bimby)

Ontem estava com desejos de cerejas e, quando fui às compras ao Pingo Doce, reparei que as caixas de 2 Kg estavam em promoção. Fui ver de onde eram: Espanha. Acho disparatado comprar cerejas de fora quando as nossas são das melhores que há, mas como me apetecia muito e tinham bom aspecto (estavam escurinhas, como eu gosto) acabei por trazer.
Posso dizer-vos que foram uma decepção! Eram muito ácidas e o sabor não correspondia de todo ao aspecto. Comecei por isso à procura de receitas onde as pudesse despachar rapidamente e encontrei esta no Mundo de Receitas Bimby. Gostei do resultado, embora a acidez das maditas cerejas se continuasse a notar.


CLAFOUTIS DE CEREJAS


Ingredientes:
- cerca de meio quilo de cerejas lavadas e descaroçadas
- 250g leite
- 100g farinha
- 100g açúcar (amarelo)
- 1 saqueta de açúcar baunilhado (7,5g)
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- manteiga q.b. para untar a forma

Preparação:
1. Coloque as cerejas inteiras no copo e programe 2 seg/ colher inversa/ vel. 5.


Separe os caroços.


2. Pré-aqueça o forno a 180º. Untar uma tarteira sem fundo amovível com bastante manteiga e colocar as cerejas descaroçadas com o açúcar baunilhado por cima.
3. Coloque os restantes ingredientes no copo e misture 30 seg/ vel. 3
4. Distribua a massa sobre as cerejas e leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos, até estar dourado, ou até o palito sair limpo.

Clafoutis antes de ir ao forno


NOTAS DA FORMIGA:
- Se preferir, em vez de untar a tarteira, poderá fazer o clafoutis em papel vegetal.
- Ao descaroçar as cerejas na Bimby, estas libertaram algum sumo. Talvez por isso tenha sido necessário deixar a tarte no forno cerca de 60 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário